A evolução da educação X tecnologia
- Prof Wilane Canuto
- 4 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
A tecnologia avançou rapidamente nessas últimas décadas. Eu que tenho 36 anos vi o telefone de ficha, a fita VHS, o DVD, o celular simples, os computadores, a internet discada (Ah! E aquele barulhinho?! kkkk), a popularização da internet, os smartphones e as redes sociais, só para citar algumas coisas nessa área. Steve Jobs foi um dos gênios da área e claro que fora criticado por alguns na época que ousou querer fazer diferente do que havia na tecnologia da época. Essas pessoas da tecnologia costumam ser chamadas de malucas, excêntricas, gênias e tals, são ousadas. Exemplos como Mark Zukenberg e tantos outros que criaram as redes sociais mais famosas, esses caras do Vale do Silício americano, lugar onde a criatividade e inovação são valorizadas em detrimento do que é antigo e obsoleto. Ao comparar o avanço tecnológico com o avanço da educação, pelo menos em termos de Brasil, temos a seguinte situação: o professor que é criativo e inovador é "podado" pelo sistema, pelos colegas e pelos alunos.
O próprio sistema educacional - aqui falo do público - tende a podar o professor que quer inovar na sua prática pedagógica. Seja por falta de recursos - não falo apenas da tecnologia - seja por um currículo "engessado" que não permite ao professor inovar em suas aulas.
Outro entrave são os próprios colegas que tendem a ver o professor criativo como um lunático ou o desencoraja falando que não vai dar certo, além de não cooperar em trabalhos interdisciplinares. É conhecido que uma parte dos professores têm o ego bastante inflado, sendo assim, se a ideia inovadora não vem dele, ele procura tolher a dos outros. Claro que nem todos são assim.
Os alunos podem ser também um entrave porque estão tão acostumados à aulas "engessadas" que não se abrem para coisas novas. Contudo, há uma boa parte que adora aulas diferentes.
Fico pensando em como estaríamos tecnologicamente falando se essa área fosse como a educação, infelizmente, é. A gente ainda estaria usando o telefone de ficha porque alguém diria que chamada de vídeo é coisa de lunático, é o impossível. A educação precisa urgente do seu Vale do Silício, e nem digo isso num sentido físico, mas que a gente possa aceitar que a educação precisa de inovação tanto quanto a tecnologia. Nem todas as ideias serão boas, só que as coisas precisam ser testadas, estudadas, do contrário continuaremos ensinando como há 20 anos, porém, com alunos do século XXI.
Abraços,
Profe Wilane Canuto.
.png)





Comentários